A Empresa Portuária do Soyo-EP participou na primeira edição da conferência “Angola Hub Transporte e Logística”, que decorreu entre 17 e 19 de Outubro, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
A cimeira contemplou painéis como: workshops técnicos, bolsa de inovação para startups, mesas-redondas e um cartaz cultural diversificado. Promovido pelo Ministério dos Transportes, o evento serviu de palco para a apresentação de três importantes projectos ligados ao sector dos transportes, incluindo um voltado à mobilidade urbana em Angola.
Durante os três dias da conferência, foram debatidos temas relacionados à integração regional e à conectividade multimodal, destacando as experiências de Angola, Zâmbia, Namíbia e Tanzânia. Foram também abordados temas como a digitalização e a inteligência artificial no sector da logística, bem como financiamento, seguros, transporte sustentável e infra-estrutura.
O acto de abertura foi presidido pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Dr. José de Lima Massano, em representação do Presidente da República, João Lourenço.
Na sua intervenção, o dirigente destacou que o Angola Hub Transporte e Logística Summit ocorre num momento em que o mundo enfrenta novos desafios nas cadeias de abastecimento globais — desde os impactos das alterações climáticas, tensões geopolíticas, guerras tarifárias, até às transformações digitais e tecnológicas, que estão a redefinir profundamente a forma como produzimos, transportamos e consumimos.
José de Lima Massano afirmou, por outro lado, que o Executivo angolano tem vindo a implementar reformas estruturais e políticas de desenvolvimento com o objectivo de superar, de forma sustentável, as vulnerabilidades macroeconómicas, tornando o país mais competitivo, conectado, com uma economia dinâmica, diversificada e inclusiva.
A Empresa Portuária do Soyo-EP esteve presente com uma delegação chefiada pelo Dr. Fernando Dias, Presidente do Conselho de Administração, acompanhado por administradores executivos e não executivos, bem como técnicos da instituição.
Destaca-se ainda que a Empresa Portuária do Soyo-EP participou no evento com um stand, onde foram expostos os serviços desenvolvidos pela instituição.
GABINETE DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, LUANDA AOS 19 DE OUTUBRO DE 2025