EMPRESA PORTUÁRIA DO SOYO-EP, CELEBRA ACORDO DE CONCESSÃO DO TERMINAL DA BASE DA KWANDA.


sample image

A Empresa Portuária do Soyo-EP, assinou o Contrato de Concessão dos Terminais da base da KWANDA. O acto da assinatura aconteceu no passado dia 16 de Janeiro do corrente ano, numa das unidades hotelaria da capital angolana entre o Porto do Soyo-EP, e KWANDA Lda.

O Contrato que prevê a duração de 20 anos confere a Kwanda Lda, o direito exclusivo de explorar o terminal, que inclui uma área de 407.425.1 metros quadrados de terra plenos e 877 metros linear de cais. .

Na abertura do acto o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Soyo, Fernando Dias, disse que hoje é uma data especial que ficará marcado na memória de cada um de nós, pelo facto de chegarmos ao fim de um processo cujo desfecho sinaliza a entrada de uma nova era nas relações comerciais entre a Empresa Portuária do soyo- EP, e todos os intervenientes da cadeia marítima e Portuária, em particular a Kwanda Lda, nosso parceiro estratégico.

Fernando Dias, salientou que a Instituição que dirige quero se firmar como um verdadeiro motor de desenvolvimento na região norte, acompanhando assim as estratégiasdo do governo em transformar Angola no hub logístico de África e do mundo.

O PCA, acrescentou que a assinatura do contrato representa o cumprimento do Decreto Presidencial n-°211/22 de 23 de Julho, conferindo assim estabilidade jurídica a um grande investimento privado de longa data, bem como reforça o papel de Autoridade Portuária sobre a sua jurisdição, sendo este o início de um processo importante inadiável nas zonas de domínio Portuário.

Para Manuel graças de Deus, Director geral da Kwanda Lda, salientou que este é um feito histórico no entendimento que materialista às recomendações e marca a realização formal dos direitos entre as partes, mais também a consolidação de uma parceria estratégica orientada para o desenvolvimento sustentado do sector Portuário.

No encerramento do acto, o Secretário de Estado para os Sectores de Aviação Civil, Marítima e Portuário, Dr Rui Carreira, disse que a cerimónia visa formalizar o acordo conferindo maior segurança jurídica entre as partes, mas também é um momento em que o executivo Angolano tem trabalhado com vista a melhorias dos processos na cadeia marítima Angolana.

Estiveram presentes no acto, a Dra Anisabel da Costa, PCA da Agência Marítima Nacional- AMN, membros do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Soyo- EP, membros do Conselho de gerência da Kwanda Lda, Trabalhadores e convidados.

GABINETE DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA PORTUÁRIA DO SOYO AOS 13 DE JULHO DE 2024


image
image
image