INAUGURAÇÃO DO TERMINAL FLUVIAL DE PASSAGEIROS E CARGA DO SOYO


O Porto do Soyo viveu momentos particularmente ímpares, na semana compreendida entre 18 e 21 cujo ponto mais alto foi sem dúvidas a presença de S. Excelência o Ministro dos Transportes, Dr. Ricardo Viegas D’Abreu no dia 20, em que presidiu a cerimônia solene da inauguração do Terminal Fluvial de Passageiros, construído de raiz, no âmbito do Projecto de Cabotagem Norte, o qual inclui igualmente, os Terminais Marítimos de Passageiros de Luanda e Cabinda.

O momento ímpar foi também privilegiado pela presença de S. Excelência o Governador da Província do Zaire, Pedro Makita Júlia, bem com, de S. Excelência o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, que para além de outras distintas figuras do Executivo Central e da Província, respectivamente, ladearam o Ministro da tutela durante o sublime evento.

A inauguração do Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo constituiu não apenas um verdadeiro momento de afirmação da importância estratégica do Porto do Soyo no contexto da economia do país, devidamente sublinhada por S. Excelência o Ministro Ricardo Viegas D’Abreu, mas também, uma oportunidade para se reflectir sobre os nobres objectivos perseguidos pelo Executivo Angolano, em termos de política de transportes e logística, visando impactar positivamente a vida das populações locais e, sobretudo, mitigar paulatinamente os constrangimentos decorrentes da descontinuidade geográfica na vizinha Província de Cabinda.