COMISSÃO INTERNACIONAL DA BACIA DO CONGO FAZ ENTREGA DO GUICHÊ ÚNICO AO PORTO DO SOYO


sample image

A Delegação da Comissão Internacional da Bacia do Congo-Obangui-Sangha, que esteve a trabalhar desde 15 a 19 de Abril de 2024, nas instalações do Porto Soyo, terminou nesta Sexta-feira os trabalhos de implementação e entrega oficial do Guichê Único.

O objectivo é, no futuro formular os processos de importação e exportação das mercadorias entre os Estados-Membros da Comissão Internacional da Bacia do Congo (CICOS), com vista a torná-lo mais eficiente e permitir a integração dos países ligados ao sector, nomeadamente: Angola, Camarões, República Centro Africano, Congo Brazzaville, RDC e Gabão.

No encerramento do acto, Marin Theresa Itongo Secretaria-Geral da (CICOS), agradeceu o apoio prestado pelo Conselho de Administração na materialização do projecto para a região, e pediu a maior conservação dos meios técnicos colocados à disposição da instituição pois, que a União Europeia, tem feito tudo para apoiar financeiramente os esforços da organização.

O Presidente do Conselho de Administração da EPS-EP., Fernando Carlos de Almeida Dias, agradeceu o gesto, e fez questão de lembrar que a materialização do Guichê Único da (CICOS), é fruto de muito trabalho que vem sendo feito a coisa de 3 (três) anos, e tem envolvido esforços de muitos dos nossos técnicos e no fundo, vem beneficiar as acções do Porto do Soyo no que diz respeito a navegação pela via fluvial do Rio-Congo.

Fernando Carlos de Almeida Dias salientou que, é um reconhecimento muito profundo, e que vem prestar publicamente em nome do Ministério dos Transportes da República de Angola, por tão grande oferta que a (CICOS) faz, por que temos a consciência da importância destes meios que a Comissão Internacional deixa para a segurança da navegação a nível das águas do Rio Congo.

O Guichê Único, conta com 3 (três) salas totalmente equipadas com os respetivos equipamentos informáticos, para garantir a operacionalidade dos serviços. A cerimônia oficial de entrega do Guichê Único e a assinatura do instrumento jurídico foi realizada na sala de reuniões da Instituição, e foi prestigiado pelos Membros do Conselho de Administração da EPS-EP., representantes da Agência Marítima Nacional (AMN), Administração Municipal do Soyo, Directores, Chefes de Departamentos e Técnicos da Instituição