Membros do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Soyo -EP., participaram na cidade de Mbanza – Congo, do Workshop, no âmbito da celebração do 7° aniversário da elevação da cidade à Património Cultural da Humanidade.
Presidiu o acto, Sua Excelência Governador da Província do Zaire, Dr. Adriano Mendes de Carvalho, ladeado do Vice-Governador para Área Política e Social, Afonso N'Zola Messo, Vice-Governadora para Área Técnica, Ângela Diogo de Sousa, Rei do Kongo, Afonso Mendes, Membros do governo local, Autoridades tradicionais, Deputados e Partidos Políticos com assento no parlamento. .
Ao intervir no acto, Sua Excelência Governador do Zaire, disse, que todos são chamados para à salvaguarda do património.
"A inscrição de Mbanza-Congo, na lista de Património Cultural Mundial da “UNESCO”, temos o desafio da manutenção do seu estatuto, o que requer o engajamento de todos, do Executivo Central, Governo Provincial, estudiosos e cada um dos cidadãos que nela habita para criação de condições que possam atrair turistas para a cidade e para a nossa belíssima Província, torna se por isso necessário, continuarmos apelar para o investimento nacional e estrangeiro para dinamizar o sector do turismo e oferecer condições de vida aos munícipes de Mbanza-Congo, digna de estatuto que esta cidade ostenta".
Para o Director Nacional Adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural, Manuel Caboco, na sua dissertação sobre " Património Vivo de Mbanza-Congo" disse que, Angola é um exemplo de boas práticas na Preservação do Património Cultural Mundial.
"Não há uma avaliação negativa por parte da “UNESCO”, em relação a Mbanza-Congo, antes pelo contrário, Angola, foi mencionada como um exemplo de boas práticas em termos de cumprimento das recomendações impostas pelo Comité de Património Mundial, justificadas pelo engajamento do Estado angolano." Frisou Emanuel Caboco.
Durante o Workshop, foram discutidas temáticas relacionados a Conservação e Valorização do Património Mundial, os desafios da Preservação do Património caso Mbanza-Congo, Património - Material e Imaterial, Gestão Participativa, Património Vivo, a tradição e os custumes da região bem como outros temas que serviram de análise e debates pelos participantes, tido como concorrido.
GABINETE DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA PORTUÁRIA DO SOYO AOS, 07 DE JULHO 2024.