Os Serviços de Segurança da Empresa Portuária do Soyo E.P, tem como objectivo principal Planificar, coordenar o controlo das políticas de segurança com vista a garantir o máximo de estanqueidade de ameaças tais como delinquência, sabotagens e acções de terror, que possam ter lugar na empresa e área adjacentes.
Coordena suas actividades com as empresas de segurança internas da base logística da Kwanda e em estrita colaboração com Angola LNG em matéria da segurança dos navios nas Instalações Portuárias.
Funciona com entes do Sector Marítimo Portuário da região na coordenação das actividades de segurança visando alcançar os níveis e os objectivos estratégicos preconizados pela Empresa Portuária do Soyo.
Segurança passiva na aplicação de meios técnicos a disposição do efectivo para o enfretamento das acções do parágrafo antecedente.
Actualmente, não conferimos declarações de Segurança a quando da atracação dos navios que alvoram no nosso Cais, por razões óbvias ligadas ao contrato de concessão entre a Kwanda e a EPS, daí existirem duas empresas internas de segurança prestando serviços similares para referida concessionária.
O Plano Master de Segurança dos Navios e Instalações Portuárias, actualmente em execução irá conferir valores acrescentados para a fiscalização de todas as actividades de Segurança em todos os terminais sob Jurisdição da Empresa Portuária do Soyo.
Monitoramento de Câmeras de segurança do Sistema CCTV, instalado para o controlo do circuito interno e externo da empresa.
Aplicação do capital humano requerido na matéria de segurança para presença nos postos visando potenciar o efeito dissuasor e mitigar as acções de delinquência nas Instalações Portuárias.
O controlo das diversas mercadorias na entrada e saída do recinto portuário, vigilância de cargas bem como os materiais e equipamentos com carácter perigoso dentro das instalações;
A realização de rondas e patrulhas periódicas, inspeccionando locais das instalações edifícios, equipamentos, instalação eléctrica e redes de energias, água e espaços, providenciando sua protecção.
Prestação de informações relactiva as deficiências encontradas por métodos de vigilância, ao Conselho de Administração da Empresa.